Não deixe a chuva estragar suas férias em Ilhabela
31/12/2021
Ilhabela Bird Week
10/09/2022

Travessia Bonete - Castelhanos

Um trajeto incrível e imerso na Mata Atlântica que passa por 6 praias e 7 cachoeiras e riachos

A travessia que liga as praias do Bonete e Castelhanos é uma das trilhas mais procuradas de Ilhabela pelos praticantes das caminhadas mais puxadas.
O trajeto tem em média 27,4 km, um ganho altimétrico considerável, e umas boas subidas e descidas.
Passando por 6 praias isoladas e 7 cachoeiras e ribeirões, a trilha dá uma "meia volta em Ilhabela", ligando o extremo sul ao extremo leste.
Na verdade, caminhando não damos a "meia volta", mas se contarmos o trecho de carro que vai da cidade até o início da trilha, e o retorno de 4x4 da Praia de Castelhanos até a cidade, a experiência inteira dá a meia volta em Ilhabela.
A logística para realizar essa trilha é um pouco complicada, então vou deixar pra vocês explicado tudo o que vocês precisam saber.

1 - Ponta da Sepituba

De carro até o início da trilha

Do início da estrada que leva ao sul da Ilha, que fica em frente à rua que sai da balsa, a distância até a entrada da trilha é de 19,5km.
Ela tem início na Ponta da Sepituba, local onde acaba a estrada do sul de Ilhabela. A partir de lá, somente a pé.
O ideal é que você consiga uma carona, vá de ônibus, táxi ou contrate um transfer, porque se você for de carro, no final do passeio ou no dia seguinte (e você estará cansado pra caramba!) terá que retornar de algum jeito para o início da trilha para buscar seu carro.
O ponto de chegada não é o mesmo de partida, e isso é uma das coisas que mais dificulta a logística dessa atividade.
Se mesmo assim você resolver ir de carro (sério, não vai! hahaha, é muito chato ter que voltar lá pra pegar) na hora de estacionar o carro existem duas opções, deixar no estacionamento da Ponta da Sepituba, ou estacionado de canto na rua de terra, desde que não atrapalhe a passagem das pessoas e outros veículos.

2 - Ponta da Sepituba à Praia do Bonete

Trilha maravilhosa que passa por 3 cachoeiras

Essa trilha sem dúvidas é uma das minhas preferidas de Ilhabela. Fazer ela para ficar no Bonete, pernoitar, e voltar depois de uns dias, de barquinho com a galera da comunidade local é uma experiência maravilhosa.
Se você curte a paz e tranquilidade da noite em lugares isolados, vai ter o prazer de contemplar um dos céus mais estrelados da sua vida.
Se você quiser saber tudo o que precisa para fazer a trilha da Praia do Bonete, confere essa postagem que fiz dando as dicas pra trilha.
O trajeto da trilha da Praia do Bonete é bem aberto e não tem como se perder, mas ele exige bastante do físico, pois é repleto de subidas e descidas. Ele é o tempo todo imerso na Mata Atlântica, rodeado de verde e cheio de vida silvestre.
Pra refrescar das longas quilometragens caminhadas, a trilha é cortada por 3 cachoeiras, a da Laje, do Areado, e do Saquinho.
O famoso Buraco do Cação fica quase chegando na Cachoeira da Laje, você verá uma placa onde terá que descer a direita. O acesso é por uma propriedade particular e o valor de R$10 é cobrado.
Atualmente em todas elas existem pontes cruzando por cima, o que tornou o trajeto muito mais seguro, principalmente em dias de chuva.
Já quase chegando na praia, não deixe de contemplar a vista do Mirante do Saquinho, com esse incrível visual aí da foto.

3 – Pernoite na Praia do Bonete

Dormindo no paraíso

O ideal é que se faça a Travessia do Bonete à Castelhanos em dois dias, descansando após os 13,3km do primeiro dia, antes de encarar os outros 14,1 km no dia seguinte. Se você tiver apenas um dia pra fazer o trajeto, sugiro que contrate alguém para te levar para o Bonete de barco bem cedo, e aí de lá você parte a pé até o outro lado.
Querer fazer tudo em um dia só, se você não é super acostumado a atividades tão intensas, não é nem um pouco aconselhável.
Se você começar a trilha do Bonete cedo, mas fizer com calma e aproveitando as cachoeiras do meio da caminho, provavelmente chegará na praia já quase no final de tarde.
Geralmente quando durmo na Praia do Bonete acabo ficando na Pousada da Rosa ou na Pousada Canto Bravo, dois lugares incríveis, com ótimos apartamentos, café da manhã e restaurante.
Chegando da trilha geralmente deixo as coisas na pousada e saio pra comer alguma coisa.
No Bonete existem vários restaurantes para comer. A maioria serve deliciosos peixes frescos, arroz, feijão, salada e farofa.
Depois da caminhada longa do dia inteiro, não tem coisa melhor.
Ao anoitecer, não deixe de admirar o céu. Com certeza será um dos mais estrelados que você já viu na sua vida, e cheio de estrelas cadentes.
Aproveite pra fazer um pedido, um meu que fiz pra uma estrela cadente de lá se realizou, rsrsrsrs.
Bom descanso, porque amanhã é dia de acordar bem cedo.

4 – Trilha para Praia das Enchovas

A discreta vizinha do Bonete

Para pegar a trilha que parte da Praia do Bonete e segue até as Enchovas é bem fácil. Pelo Bonete existem placas espalhadas, mas vou tentar explicar para vocês.
Partindo do meio da praia, em frente à Igreja, siga reto vila adentro, cruze a ponte, siga para esquerda e passe no corredor entre a Pousada da Rosa e a outra casa.
Nessa parte o caminho fica um pouco confuso pois passa no meio das casas da vila, então pergunte aos moradores como chegar na trilha.
Logo vocês sairão em uma parte de terra que começará a subir. Ao final dela já começará um caminho aberto a sua direita, é a trilha da Praia das Enchovas.
Aproveite o visual, pois a vista para o mar é maravilhosa.
É nesse caminho que você pode ir para o Mirante da Barra, que também tem uma vista linda.
Se você pretender ir até ele, entre antes na trilha para poder ter esse tempo a mais.
Geralmente até a Praia de Castelhanos vocês vão caminhar umas 7 horas, então cada minuto é importante, principalmente por margem de segurança.
Poucas pessoas que estão na Praia do Bonete acabam fazendo essa trilha, mas ela é maravilhosa.
A maior parte das pessoas que passa por ela são os que estão fazendo o trajeto até Castelhanos, então é sempre muito vazia.
Lá vive apenas uma família da comunidade tradicional local, a senhor Anacleto e sua esposa.
A Praia das Enchovas tem um visual bem diferente.
Por quase toda sua extensão de faixa de areia existem pedras lisas, dessas que parecem ter descido de cachoeiras.
A verdade é que é muito possível, já que lá deságua um enorme ribeirão, que inclusive super vale um mergulho.
Formando uma enorme proteção mar adentro no canto esquerdo, existe a Laje do Carvão, uma enorme formação com várias rochas que se tornam abrigo para diversas espécies da fauna marinha.
Para pegar a trilha que segue para a Praia de Indaiaúba você precisará passar pela propriedade do senhor Anacleto.
Depois de pedir permissão, você subirá reto por uma trilha cheia de bananeiras. Ao verem a placa indicando a Praia de Indaiaúba, terão que pegar a direita e cruzar o ribeirão.
O mais seguro a se fazer é retirar as botas, subir as calças e atravessar.
Se você for tentar atravessar pelas pedras sem molhar as botas, é melhor usar um cajado para se equilibrar, as vezes dá ruim, não aconselho.
Ao cruzar o rio começará a trilha. Diferente da que você pegará do Bonete para as Enchovas, essa já é com o mato bem mais fechado, principalmente no começo, com uma vegetação bem rasteira e densa.

5 –Praia de Indaiaúba

A última praia do lado sul de Ilhabela

Uma última subida finaliza a trilha, e chega-se em uma enorme propriedade particular que vai desde a divisa com o Morro das Enchovas, até o outro morro no outro canto da praia.
Pelas ruas pavimentadas de pedras, você passará pelas diversas casas das pessoas que trabalham na propriedade. Falar baixo e não sair do caminho que leva à praia é essencial para manter o bem estar e respeitar as pessoas que ali vivem.
Ao final do trajeto você passará por uma linda cachoeira e pronto, está em uma das praias mais lindas de Ilhabela.
É nela que eu gosto de dar uma pausa um pouco maior para comer, hidratar e descansar as pernas.
O início da trilha que leva do sul ao leste de Ilhabela é bem íngreme, e vocês terão que enfrentar uma enorme subida.
Para achar o início da trilha não tem segredo, é bem no começo da praia, por onde vocês chegaram, pegando a esquerda e subindo até um portal de pedras onde acaba a pavimentação da rua.

6 – Indaiaúba a Castelhanos

Caminhando do extremo sul ao extremo leste

Na minha opinião a parte mais puxada da trilha é essa primeira subida.
Aguente firme, pare para descansar, xingue, mas suba, porque do final dela pra frente fica bem mais tranquilo
É praticamente como se caminhássemos para chegar a uma parte do topo da serra, e de lá seguimos por cima até descermos pra Baía dos Castelhanos.
Nessa parte da trilha você irá observar que realmente em uma enorme floresta, com grandes árvores por todo o caminho.
Em um certo trecho da trilha o caminho pode ficar um pouco confuso, perto do rio das 7 curvas, que as vezes deixa o trajeto meio encharcado.
Nessa trilha também costumam cair muitas árvores, então muita atenção para não se perder do trajeto desviando de alguma delas.
Quando começarem as descidas para a Baía de Castelhanos, você irá perceber pela umidade do ar e pela vegetação, que ficará bem mais rasteira e com menor tamanho.
Uma parte do caminho ficará a céu aberto, e você poderá ver a queda da Cachoeira do Gato encravada nos morros do final da Baía de Castelhanos.
Ao final da descida você cruzará uma cachoeira, e descerá para direita, chegando no meio da Praia Vermelha. A Praia Vermelha também é lar de comunidade tradicional caiçara, mas eles não estão tão acostumados a receber visitantes nas praias quanto Bonete e Castelhanos.
A trilha que leva para a Praia Mansa começa no final da praia, no canto esquerdo.
O trajeto é bem aberto e não tem como errar, apenas siga pela trilha que chegará na Praia Mansa.
A trilha que liga a Mansa à Castelhanos também não tem erro, é só continuar reto no caminho que estavam vindo desde a Vermelha.
Ao chegar na Praia dos Castelhanos, você estará ao lado do Mirante do Coração.
Se as pernas aguentarem a vista é super bonita, mostrando justamente o formato de coração da Praia dos Castelhanos.
Nunca vi uma pessoa chegar dessa trilha sem estar morrendo de fome, e pra isso não tem lugar melhor do que Castelhanos.
Com diversas opções de restaurantes da comunidade local, a maioria serve pratos feitos com peixes frescos, arroz, feijão e salada. Dois muito bons são os da Deca, que assim que você chegar da trilha será o primeiro, e o Petiscaria Castelhanos, que fica em frente o Ilhote de Castelhanos.
Mas o meu favorito nunca deixa de ser o Banana da Terra, que tem um ambiente maravilhoso, com ótimas opções tanto no bar quanto na cozinha.
Quando chego da trilha meu suco preferido com certeza é o de folha de pitanga. Quando for lá não deixe de experimentar.
O ideal é que você tenha reservado com algum jipeiro ou agência de turismo o transporte com antecedência.
Geralmente, no horário que se chega em Castelhanos após a trilha, os carros já estão saindo.
Reservando com antecedênciavocê garante que não ficará abandonado e perdido lá por Castê, então não deixe de fazer.

A estrada do Parque Estadual

Vivenciando a mata à noite

O retorno para a cidade é pela estrada Parque dos Castelhanos, que cruza o Parque Estadual de Ilhabela.
Nela você também vai ter aquela sensação de enorme floresta, é realmente é. Você estará realmente no meio de Ilhabela.
O final de tarde na estrada vai mudando o clima, ficando mais úmido e frio, e o canto dos pássaros é substituído pelo barulhos dos grilos e no verão, cigarras.
Não esqueça de levar um casaco para esse retorno de carro, geralmente fica bem frio no meio da mata.
Inclusive, para não esquecer nem o casaco e nem nada, aqui embaixo separei pra vocês as dicas do que levar.

8 – Dicas do que levar

- 1 troca de roupa para pernoite no Bonete
- 1 troca de roupa para trilha no dia seguinte
- 1 troca de roupa para retorno na estrada de Castelhanos (ou usar a mesma da noite no Bonete)
- Casaco impermeável ou corta vento - Repelente de Insetos
- Lanches e frutas
- Água
- Purificador de água (Hidrosteril)
- Calçar bota ou tênis, jamais chinelo

É isso galera, espero que esse post ajude vocês na hora de realizar a trilha.
Lembrando é obrigatório a presença de um monitor ambiental do Parque Estadual de Ilhabela, informe-se com antecedência.

Os comentários estão encerrados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
Instagram
error: Direitos Autorais. Conteúdo Protegido!