Ilhabela Bird Week
10/09/2022
Exposição de Orquídeas em Ilhabela
03/05/2023

Ilhabela - O Paraíso Inexplorado da Escalada

Com um relevo extremamente acidentado, montanhas que ultrapassam os 1.000 metros de altura e picos rochosos para deixar qualquer escalador curioso (e também ansioso, kkk), Ilhabela é o paraíso que une visuais únicos e que realmente tiram o fôlego com a boa escala em rocha.
A região tem potencial para diversos tipos de Escalada, como a Esportiva, a Tradicional, de Boulders e com proteções móveis.
Desde 2009 Márcio Bortolusso e Fernada Lupo, escaladores e documentaristas, vêm trabalhando no desenvolvimento da atividade em Ilhabela, com exploração, abertura de vias e catalogação de pedras e setores.
Para minha felicidade eles me chamaram para me unir a esse belo time, e eu participei de duas atividades com o Márcio e outros amigos escaladores, o Thomaz e o Bento, uma na troca das proteções do Bloco do Jabaquara e a outra na abertura de uma via em uma região extremamente isolada de Ilhabela, após a Praia do Bonete e todas as outras vizinhas, quase já na Ponta do Boi.
Grande parte das potenciais vias de Escalada em Ilhabela estão em regiões expostas à maresia, sal e chuva, o que danifica com mais facilidade as proteções feitas de aço inox.
Para que a atividade se desenvolva em Ilhabela para praticantes e futuramente para turistas é necessário que haja uma manutenção preventiva, além do uso de materiais corretos para tais condições climáticas.

O Bloco do Jabaquara

Escale apreciando uma vista maravilhosa
 
 

A Praia do Jabaquara é uma das mais frequentadas de Ilhabela, mas quem chega de carro em busca de curtir um belo dia de sol nem imagina que acima da estrada existe um enorme bloco com potencial para escalada.
Essa é uma região que já vinha sendo frequentada por alguns escaladores há algum tempo, mas as proteções feitas de aço inox já estavam oxidadas.
Elas foram retiradas e substituídas por proteções feitas de titânio, um material muito mais resistente para aguentar as condições de exposição ao mar.

Abertura de Via na Ponta da Talhada

Um dos lugares mais lindos que já vi
 
 

Esse dia eu posso dizer com convicção que foi um dos melhores da minha vida.
A região da Ponta da Talhada fica em um lugar maravilhoso de Ilhabela, bem depois das últimas praias do lado sul (Bonete, Enchovas e Indaiaúba).
Essa parte da ilha possui um relevo extremamente acidentado, com enormes paredões, fendas e blocos espalhados ao longo da costeira.
Para chegarmos até lá navegamos por aproximadamente 1 hora, passando pelas belas montanhas que embelezam o visual da navegação sentido sul.
Nossa intenção era abrir a via em um outro setor, mas como o mar estava balançando um pouco, resolvemos ir para um cantinho especial que o Márcio já conhecia e ficava abrigado das ondulações.
O Márcio e o Thomaz já são escaladores experientes. Eu ainda estou começando, na verdade essa foi a segunda vez que fui escalar, mas o professor Bortolusso já providenciou e iniciou meu curso para eu não perder tempo.
Como o desembarque precisava ser feito nas pedras, esperando o vai e vem das ondas, eles desembarcaram e eu fiquei no barco indo e voltando a espera do momento certo para descer o restante dos equipamentos.
E olha que era equipamento pra caramba!
Para abrir uma via de escalada é necessário levar furadeira, baterias, cordas, proteções móveis, cadeirinhas, martelo, e outras coisas mais, tudo isso devidamente protegido de qualquer contato com produtos químicos ou objetos cortantes.
Desembarque feito, um sol de lascar na cabeça, barco ancorado e pronto. Agora era só nadar até a costeira e me juntar a eles.
Deixamos nossas coisas protegidas do calor e sol em uma gruta, e muitas vezes ao longo do dia também dávamos uma fugidinha para nos protegermos.
Enquanto o Thomaz e o Márcio foram dar uma conferida nas rochas, eu aproveitei para fazer umas imagens de drone e comer.
Quando voltaram, o Thomaz escalou e colocou as proteções móveis, e eu e o Márcio aproveitamos para nos divertirmos um pouco.
Depois do lanche voltamos aos trabalhos e colocamos as proteções feitas de titânio, mas como já estava tarde e a cola demora um tempo para curar, arrumamos as coisas e retornamos para a cidade.
Agora queremos voltar para lá novamente, dessa vez pernoitando na Pousada Canto Bravo, na Praia do Bonete, e saindo bem cedo para poder escalar, mergulhar e explorar toda aquela maravilhosa região de Ilhabela.
Se inscrevam em nosso canal do Youtube para não perder nenhuma dessas aventuras e siga nosso Instagram para acompanhar o nosso dia a dia vivendo uma Ilhabela completamente diferente.

Os comentários estão encerrados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Direitos Autorais. Conteúdo Protegido!