4 Mirantes que você precisa conhecer em Ilhabela
06/06/2021

5 Dicas para aproveitar Ilhabela durante a pandemia

Infelizmente a pandemia do COVID-19 é uma realidade que já estamos vivenciando há mais de 1 ano e que provavelmente se estenderá em um vai e vem de picos ainda por um bom tempo. Pensando na segurança das pessoas que querem visitar Ilhabela durante esse período, daremos algumas dicas de como aproveitar da melhor maneira, mantendo o bem-estar e segurança de vocês, e de quem também vive nesse maravilhoso município arquipélago marinho.

1 - Porque escolher Ilhabela para viajar

 
 
O Arquipélago de Ilhabela fica localizado a pouquíssimas horas de várias cidades do Estado de São Paulo, possibilitando uma viagem de carro, melhor maneira de se locomover nesse momento, evitando contato com mais pessoas em veículos coletivos. Além disso, as estradas que ligam as cidades à Ilhabela são belas e bem estruturadas, tornando o passeio ainda mais prazeroso, permitindo desfrutar de lindas paisagens pelo caminho.

As principais rodovias que acesso são:
a) - Imigrantes (SP-160)
b) - Rio – Santos (BR-101)
c) - Dutra (BR-116)
d) - Ayrton Senna & Carvalho Pinto (SP-070)
e) - Tamoios (SP-99)

Por estrada, da balsa até a entrada das cidades, Ilhabela está a 184km de São Paulo, 343km do Rio de Janeiro e 133km de Santos. Dica: Faça um check-up no veículo antes de pegar a estrada, calibre pneus e já deixe o carro totalmente abastecido, evitando ter que fazer paradas desnecessárias pelo caminho. Uma boa opção também é já trazer lanches leves que possam ser consumidos durante o percurso, evitando ter que parar para fazer refeições em lugares cheios.
Aos finais de semana e vésperas de feriado a Prefeitura Municipal de Ilhabela executa uma fiscalização antes das guaritas da entrada da balsa, em São Sebastião, exigindo o resultado negativo do exame RT-PCR ou similar ("A Prefeitura entende como "similar" os que são realizados por laboratórios ou farmácias que sejam credenciados pelo Ministério da Saúde, que tenham a validação da Anvisa) com no máximo 48 horas antes do embarque.
A medida vale das 14h das sextas-feiras até as 14h de domingo.

Acesse como chegar em Ilhabela para mais informações
2 – Faça a reserva de hospedagem com antecedência

 
 
A reserva antecipada além de garantir tranquilidade quando você chegar, facilita a organização dos hotéis, pousadas, hostels, guest-houses e campings, que poderão se programar com tempo para sua chegada, executando os protocolos com total perfeição, garantindo a sua segurança e a de todos os colaboradores dos estabelecimentos.
Aí é só chegar, fazer o check-in, deixar as malas e sair para curtir esse paraíso.
Abaixo o link para pesquisa dos principais meios de hospedagens de Ilhabela:
Clique aqui e veja onde se hospedar em Ilhabela
3 – Evite os locais “populares e famosos” - Pesquise antes de vir

 
 
O Arquipélago de Ilhabela é LO-TA-DO das mais perfeitas belezas naturais e atividades ao ar livre.
Geralmente por falta de informações, os visitantes acabam indo somente nos lugares desejados e famosos nas redes sociais, mas com mais de meia centena de praias turísticas, 38 quedas d’água e inúmeras atividades a serem praticadas ao ar livre, esse paraíso litorâneo permitirá você se divertir e relaxar, mesmo buscando locais mais isolados e menos lotados.
Ao chegar nos pontos turísticos, caso estejam muito cheios, procure cantinhos mais reservados e vazios, geralmente sempre é possível encontrar algum.
Abaixo damos algumas dicas de lugares a serem visitados e atividades a serem realizadas, mas vocês podem se programar com antecedência acessando o link com tudo o que se tem para fazer em Ilhabela.

a) – Praia da Pacuíba
Localizada ao norte de Ilhabela, é um lugar maravilhoso e geralmente pouco visitado, com poucas construções e totalmente introduzido na natureza, o lugar perfeito para curtir e relaxar.
Com 127 metros de faixa de areia, é sem dúvidas uma das praias mais belas da Ilha.
Depois de estacionar o veículo, é necessário descer uma pequena trilha de 212 metros, que beira um lindo córrego de cachoeira. Por ser uma praia com um curso de água doce que deságua nela e por ter muita vegetação em volta, ao amanhecer e ao entardecer os borrachudos ficam famintos, e acabam incomodando bastante.
Não deixe de levar repelente de insetos.
Saiba mais sobre a Praia da Pacuíba

b) – Trilha da Água Branca

Esse é um dos atrativos do Parque Estadual de Ilhabela, fica localizado logo no começo da Estrada Parque dos Castelhanos, onde é possível deixar o carro estacionado.
É um dos melhores lugares para se visitar em época de pandemia, pois caminhando pela trilha, é possível ter acesso a nada menos que 5 poços de cachoeira, ideal para procurar um cantinho mais vazio.
Geralmente a rotatividade das pessoas em cada poço é grande, pois muitos querem apenas dar um mergulho e ir embora, e outros querem visitar os demais existentes pelas trilhas.
Caso você chegue e esteja muito cheio, espere um momento que logo esvaziará, ou aproveite para conhecer outro poço que existe beirando a trilha.
Abaixo os poços a serem visitados e as distâncias percorridas para se chegar até eles partindo da guarita:

I)- Poço da Pedra – 156 metros
II)- Poço da Escada – 529 metros
III)- Poço da Ducha – 693 metros
IV)- Poço do Jequitibá – 1.340 metros
V)- Poço do Jabuti – 1.538 metros

Saiba mais sobre a Trilha da Água Branca

c) – Aluguel de Embarcações Privativas

Se tratando de um Arquipélago, nada melhor do que navegar e conhecer toda costa desse maravilhosa região.
A opção de alugar uma lancha privativa para seu grupo de amigos ou família garante que não terão contato com mais ninguém além do marinheiro que irá com vocês, e possibilitará conhecerem mais de uma praia durante o dia, principalmente as mais isoladas.
Abaixo deixamos para vocês o link de acesso aos passeios marítimos e o link de praias, para vocês já poderem ir sentindo o gostinho e escolhendo quais lugares irão querer conhecer:
I)- Passeios Marítimos: Conheça os passeios marítimos de Ilhabela
II)- Praias de Ilhabela: Confira todas elas

d) – Canoa Havaiana
Considerada por muitos como o Havaí brasileiro, não poderia ficar de fora das atividades presentes no Arquipélago de Ilhabela a Canoa Polinésia, ou também conhecida como Canoa Havaiana, Va'a, Wa'a, Waka ou Outrigger.
Esse é um dos passeios mais prazerosos de se fazer por aqui, pois une atividade física, com estar no mar, um lugar que nos acalma e permite observar todo o contorno dos belos morros esverdeados que formam a Ilha de São Sebastião*.
E se você está pensando que essa atividade não é para você pois é necessário ter experiência, felizmente está enganado. As escolas e bases de Ilhabela estão mais do que acostumadas a receber grupos que nunca praticaram esse maravilho esporte, e darão todas as dicas necessárias para que você curta de montão e com segurança.
*Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela.
Conheça as escolas e bases de canoa havaiana em Ilhabela
4 – Opte por restaurantes, quiosques, lanchonetes e bares que estão seguindo os protocolos sanitários

 
 
Conforme as fases da pandemia variam, os estabelecimentos precisam se adaptar aos protocolos específicos de cada uma delas.
Essa é uma tarefa árdua e sofrida para todos eles, que “lutam” para continuar atendendo da melhor maneira possível e trazendo o melhor da gastronomia ilhabelense para os visitantes.
O ideal é pesquisar e se comunicar com os que vocês querem conhecer antes de vir, se necessário, marcando horário antecipadamente.
Conheça alguns dos restaurantes de Ilhabela
5 – Cuidado para não se machucar

 
 
Por mais que o SUS de Ilhabela seja excelente, durante o período de pandemia ele se encontra, em muitas vezes, bem cheio, com capacidade reduzida para atender tanto os moradores, quanto os visitantes.
Qualquer atividade realizada na natureza, seja na praia, cachoeira, trilha ou atividades esportivas ao ar livre, existe o risco de se machucar. Durante esse momento que estamos vivendo, é ideal que se tenha o cuidado redobrado, evitando qualquer lesão desnecessária, seja ela leve ou séria.
Caminhe nas trilhas sempre com o calçado ideal (tênis ou bota), cuidado onde coloca a mão, passe repelente e protetor solar, hidrate e se alimente muito bem e durante as atividades esportivas, utilize os equipamentos de segurança indicados para cada prática.
Tenho certeza que seguindo todas essas dicas você aproveitará muito essa incrível região insular, e voltará para casa repleto de boas lembranças e com o gostinho de “quero mais”.
E o melhor? Podendo retornar sempre, pois estaremos sempre de braços abertos para recebê-los e mostrar mais e mais das belezas do nosso Arquipélago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Direitos Autorais. Conteúdo Protegido!