Todo mundo adora admirar uma bela paisagem. Se for possível admirar essa paisagem de um lugar alto, melhor ainda! Afinal dá aquela sensação de que o tempo lá embaixo se move com mais lentidão, e que temos a capacidade de admirar com tranquilidade tudo o que compõe a beleza daquela paisagem. Em Ilhabela temos diversos mirantes, alguns na parte da cidade, que vamos mostrar para vocês, e outros nas praias mais isoladas, como os mirantes do Saquinho e da Barra, no Bonete, e o do Coração e o do Gato, na Praia de Castelhanos. Os que são localizados na parte da cidade são de fácil acesso, todos com possibilidade de ir de carro e com vagas para estacionar, com exceção do que mostraremos por último, que exige uma caminhada na subida com 430 metros de distância.
Localizado no início da estrada que vai para o sul da Ilha, a 1,3 km da balsa, esse lindo mirante possui a escrita do “Eu amo Ilhabela”, com uma linda vista para a Ilha das Cabras, um santuário ecológico marinho localizado em frente a Praia das Pedras Miúdas. Tanto o amanhecer, com os primeiros raios de sol iluminando o mirante e a Ilha das Cabras, quando o entardecer, com o pôr do sol bem de frente, são períodos do dia excelentes para se visitar esse mirante.
Fica na região central da Ilha de São Sebastião*, a 3,4 km da balsa, entre os bairros do Perequê e Itaguassu. A vista para o meio do canal com os morros da Serra do Mar, em São Sebastião, completando a paisagem é incrível. Ele é construído em meio as pedras, com bancos espalhados pelo local, um lugar realmente agradável para curtir antes ou depois de almoçar nos deliciosos restaurantes da Praia do Perequê. * A Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela.
Linda vista para os barcos que flutuam fundeados no Yacht Clube de Ilhabela, esse mirante nos permite observar todo o lado norte do canal de São Sebastião, e em muitas das vezes podemos contemplar os veleiros que se divertem com os ventos constantes da nossa região. Ele está situado no bairro do Barreiros, logo após a Vila, o Centro Histórico de Ilhabela. Sua distância para quem parte da balsa é de 8,1 km.
Para quem assistiu o vídeo em nosso canal do youtube onde levo vocês para conhecer esses 3 mirantes anteriores, falo sempre que esse quarto aqui é um bônus, pois é para quem gosta um pouco mais de caminhar. É super possível visitar os outros 3 e até mesmo os 4 em um dia só, mas para esse aqui é preciso encarar uma subidinha de 430 metros de distância, nada de mais, mas não é igual aos outros que você para o carro e já está nele. A vantagem é que essa caminhada é em meio a um incrível sapezal, com a brisa vinda do mar e os pássaros cantando, algo que realmente faz parte do prazer de se visitar esse mirante. Já nele, a construção é feita de rústicos decks e eucaliptos, formando uma área agradável para descansar e admirar a beleza da vista panorâmica do canal de São Sebastião, juntando um pouco de tudo do que vimos nos 3 mirantes anteriores. Entenderam agora por que esse era o bônus? Não esqueçam de levar água, algo para comer e de estarem devidamente calçados com tênis ou bota, nada de chinelo ou descalços, bóra evitar acidentes. Opa, faltou explicar pra vocês como que chega lá né? Coloca aí no GPS: R. Morro da Cruz, 1239 - Itaguassu, Ilhabela Para quem vem da balsa, fica a 4,6 km de distância. Como ponto de referência tome o píer da Praia do Perequê, assim que passar a subida que vem após ele, pegue a terceira direita e suba até o final, lá já terão placas de indicação. Espero que esse post ajude vocês a conhecer esses incríveis pontos de Ilhabela e se já visitou ou pretende visitar algum deles, comenta aí pra gente.