Cargueiro a vapor com casco de aço (97,23 m) fabricado na Alemanha em 1905. Chamava-se Siegmund, mas foi repassado ao Lloyd Brasileiro após ser confiscado pela Marinha em 1917, clandestino em águas nacionais durante a 1º Guerra Mundial. Após encalhar durante uma madrugada tempestuosa, rachou com os porões cheios (288 toneladas de farinha, café, etc.), mas não houve vítimas. Do raso para o fundo temos: correntes, guincho, cabeço de amarração, caldeiras, máquina (pistões, virabrequim, etc.), turcos e câmara de condensação, entre ferragens e partes do eixo, cavername e casco. Belas algas, esponjas e cracas dividem espaço com crustáceos e pequenos peixes. Localização: 1,8 km ao sul da Ponta da Sela (23° 54’ 16.26” S e 45° 27’ 34.32” O). Condições de fundeio: abrigado do vento E. Profundidade: 6 a 17 m. Visibilidade: 3 a 12 m. Nível: Básico. Data do sinistro: 02/02/1919. Estado: Desmantelado. OBSERVAÇÕES: 1- a localização pode variar conforme o número de satélites captado ou o Datum de cada GPS; 2- saquear “suvenires” deste bem não-renovável é destruir parte da história.