Cargueiro a vapor com casco de aço (97,23 m) fabricado na Alemanha em 1905.
Chamava-se Siegmund, mas foi repassado ao Lloyd Brasileiro após ser confiscado pela Marinha em 1917, clandestino em águas nacionais durante a 1º Guerra Mundial.
Após encalhar durante uma madrugada tempestuosa, rachou com os porões cheios (288 toneladas de farinha, café, etc.), mas não houve vítimas.
Do raso para o fundo temos: correntes, guincho, cabeço de amarração, caldeiras, máquina (pistões, virabrequim, etc.), turcos e câmara de condensação, entre ferragens e partes do eixo, cavername e casco. Belas algas, esponjas e cracas dividem espaço com crustáceos e pequenos peixes.
Localização: 1,8 km ao sul da Ponta da Sela (23° 54’ 16.26” S e 45° 27’ 34.32” O).
Condições de fundeio: abrigado do vento E.
Profundidade: 6 a 17 m.
Visibilidade: 3 a 12 m.
Nível: Básico.
Data do sinistro: 02/02/1919.
Estado: Desmantelado.
OBSERVAÇÕES: 1- a localização pode variar conforme o número de satélites captado ou o Datum de cada GPS; 2- saquear “suvenires” deste bem não-renovável é destruir parte da história.


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