Após picos de prosperidade e duras crises, Ilhabela enfim encontrou sua melhor vocação.
O turismo chegou à região na década de 1950, ganhando força com o asfaltamento da Rodovia dos Tamoios (SP-99) em 1957, a inauguração do serviço de balsas em 1959, a construção da Rio-Santos (BR-101) na década de 1970 e principalmente com a pavimentação da SP-55 entre Bertioga e São Sebastião em 1985, que alavancou o desenvolvimento da região.
Em 1977 foi criado o Parque Estadual de Ilhabela, responsável pela proteção de cerca de 84% do Arquipélago, valiosa reserva biológica que ainda guarda várias espécies raras ou endêmicas. No mesmo ano uma estrada de terra chegou à praia dos Castelhanos, no lado oceânico da Ilha de São Sebastião, terceira maior ilha marítima do Brasil e popularmente chamada de Ilhabela.
Desde então boa parte dos caiçaras se misturaram a migrantes de vários cantos do mundo, casas de verão e condomínios se multiplicaram e os visitantes não pararam de chegar, atraídos pela facilidade de acesso, tranquilidade e majestosa beleza de Ilhabela.
Único município-arquipélago marinho brasileiro - formado por quatro ilhas, onze ilhotes e dezenas de lajes e parcéis -, a paradisíaca Estância Balneária de Ilhabela recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, responsáveis por mais de R$ 131 milhões da receita municipal*.
Todas as praias, serviços turísticos e 96,4% da população do município se encontram na Ilha de São Sebastião. Outros 899 ilhéus vivem em 14 comunidades caiçaras, algumas em ilhas distantes*.
A Capital Nacional da Vela é um paraíso para os esportes náuticos, mas tem muito mais a oferecer. Ilhabela apresenta uma das maiores potencialidades ecoturísticas do Brasil, são dezenas de praias, cachoeiras, montanhas, rios, grutas, salões submarinos, naufrágios, sítios arqueológicos, trilhas e points para Atividades ao Ar Livre de todos os níveis. A Ilha de São Sebastião abriga também a maior quantidade de montanhas com mais de mil metros e a mais alta de uma ilha brasileira.
Para completar, a Ilha ainda oferece mais de 130 opções de hospedagem (de campings a luxuosos resorts – cerca de 6 mil leitos*), ótima e variada gastronomia, agências e operadoras de turismo, associação de monitores ambientais, dezenas de eventos esportivos, museu náutico, exposições de artes, shows, lojas de artesanato, marinas e passeios para todas as idades.
A Vila, com seu belo casario colonial, requintado comércio e agitada vida noturna, é o ponto de parada de mais de 130 navios de cruzeiro por ano.
Divirta-se!
* Levantamentos de março de 2012.


Confira as Imagens Abaixo

Veja as fotos e vídeos

Acompanhe o Portal

Siga o Portal Arquipélago Ilhabela nas Mídias Sociais

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Direitos Autorais. Conteúdo Protegido!

Cadastro Realizado com Sucesso!

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Portal Arquipélago Ilhabela poderá utilizar as informações fornecidas neste formulário para entrar em contato com você e fornecer atualizações e marketing.