O potencial da Ilha de São Sebastião* para caminhada é fantástico. Apesar de poucas trilhas estarem estruturadas ou oficialmente abertas ao turismo, a Ilha possui mais de 196 km de trilhas incríveis.

Algumas são tranquilas, para turistas de qualquer idade e experiência, como a Trilha da Água Branca - de fácil acesso e com boa estrutura.

Outras são longas e difíceis, percorridas por aventureiros experientes ou com a ajuda de guias, como a clássica Volta da Ilha, uma das maiores travessias do litoral brasileiro, considerada por muitos como uma das mais lindas e duras trilhas do país. Caminho histórico usado por caiçaras há mais de um século (consta em um mapa de 1912), provavelmente tem origem em trilhas de antigos colonizadores, escravos e talvez até índios. Contorna a Ilha por sua costa oceânica, do Borrifos até a Ponta das Canas (67 km - 5 dias), interligando comunidades isoladas, belas praias, ruínas históricas, antigos faróis, cachoeiras entre a mata e altos mirantes (Atenção: esta trilha possui trechos perigosos e de complexa navegação por mata fechada. Recomendada apenas sob companhia de guia que conheça todo o percurso).

Destaque também para as trilhas do Pico do Baepi, do Bonete, das Cachoeiras, da Estrada Parque dos Castelhanos e do Pico de São Sebastião.

Muitas trilhas não são sinalizadas e possuem trechos confusos, acidentados ou expostos. Para maior segurança e menor impacto ambiental, algumas devem ser feitas com monitores credenciados pelo PEIb – Parque Estadual de Ilhabela e Prefeitura.

Agende uma trilha no Parque Estadual de Ilhabela ou procure agências ou a associação de monitores para conhecer de perto as belezas naturais de Ilhabela.

* Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela.

Acompanhe o Portal

Siga o Portal Arquipélago Ilhabela nas Mídias Sociais

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Direitos Autorais. Conteúdo Protegido!