O Arquipélago de Ilhabela constitui a Estância Balneária de Ilhabela, único município-arquipélago marinho brasileiro, formado pelas ilhas dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores e a de São Sebastião, terceira maior ilha marítima do Brasil e equivocadamente chamada de Ilhabela. Completam o Arquipélago os ilhotes da Prainha (do Julião), das Cabras, da Serraria, do Ribeirão (dos Castelhanos), da Lagoa, das Galhetas (Grande e Pequeno), da Figueira, Codó, Sumítica e das Cabras (perto da Vitória), além de inúmeras lajes e parcéis.

É um dos mais acidentados e elevados relevos da costa do Brasil, de formação e estrutura singular, com rochas granito-gnáissicas (do Pré-Cambriano, gênese da Terra) e, nas porções mais elevadas, eruptivas alcalinas (do Cretáceo, 60 à 90 milhões de anos atrás).

A Ilha de São Sebastião apresenta a maior área insular remanescente da Mata Atlântica, responsável pelo maior aporte de água doce das ilhas marítimas brasileiras, com centenas de nascentes, algumas entre as raras sem interferência humana até a foz.

A Ilha compõe o mais importante maciço de rochas alcalinas do país, abrigando a maior quantidade de montanhas com mais de mil metros (o Pico do Baepi, 1.017 m, é a mais famosa e visitada) e a mais alta de uma ilha brasileira, o Pico de São Sebastião (com cerca de 1.375 m).

Seu relevo possui características únicas: além de morros, colinas, afloramentos rochosos e planícies, abriga uma das maiores grutas de granito do Brasil, 16,1 km de praias, 119,7 km de litoral rochoso e belas paisagens com alto potencial científico, turístico e educacional.

Cerca de 84% do Arquipélago estão protegidos pelo PEIb - Parque Estadual de Ilhabela (Decreto n° 9.414/77) e seu litoral (fora o Canal de São Sebastião) faz parte da APA Marinha do Litoral Norte (Setor Maembipe, Decreto nº 53.525/08), rico berçário de vida marinha.

Com espécies raras, endêmicas e em extinção, o PEIb é reconhecido pela UNESCO como núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, considerado pela BirdLife International como Important Bird Area e tombado pelo CONDEPHAAT.

Os limites do PEIb começam a partir dos 200 metros de altitude no Canal (entre as pontas da Sela e das Canas); dos 100 metros entre a Ponta da Sela e a praia da Indaiaúba e entre a Ponta das Canas e a Ponta do Costão; e do nível do mar no sudeste da Ilha (entre as pontas Grande e do Costão). As demais ilhas, ilhotes e lajes do Arquipélago estão totalmente inseridas no parque, incluindo algumas comunidades caiçaras.

O Parque possibilita várias atividades aos visitantes, algumas que podem ser monitoradas mediante agendamento.

A Sede do PEIb fica na Vila e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. No local funciona um centro de visitantes com exposições sobre a história e a biodiversidade de Ilhabela. No início da Estrada Parque dos Castelhanos há uma guarita que dá acesso à Trilha da Água Branca.

Ilhabela possui ainda o Parque Municipal das Cachoeiras e o Santuário Ecológico Municipal da Ilha das Cabras (Decreto nº 953/92), criado para proteger parte do ecossistema marinho do Canal, zona costeira entre as praias do Portinho e das Pedras Miúdas (incluindo o entorno do ilhote das Cabras). Com 50 metros de largura e 1.500 metros de extensão, permite apenas a pesca artesanal, com anzol, covos e redes de malha.

Acompanhe o Portal

Siga o Portal Arquipélago Ilhabela nas Mídias Sociais

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram
error: Direitos Autorais. Conteúdo Protegido!
Fale Conosco
1
teste 2

Cadastro Realizado com Sucesso!

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Portal Arquipélago Ilhabela poderá utilizar as informações fornecidas neste formulário para entrar em contato com você e fornecer atualizações e marketing.